Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1049
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1783.pdf1.15 MBAdobe PDFView/Open
Title: Padrão de financiamento e exportação cambial das empresas brasileiras a partir da crise de 2008
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1783: Padrão de financiamento e exportação cambial das empresas brasileiras a partir da crise de 2008
Standard export financing and exchange of Brazilian companies from the 2008 crisis
Authors: Silva Filho, Edison Benedito da
Abstract: Este trabalho pretende analisar a evolução do nível de exposição ao risco cambial das corporações brasileiras, sobretudo exportadoras, a partir da crise de 2008, quando muitas delas sofreram perdas substanciais em razão da desvalorização do real. Analisam-se as estratégias financeiras dessas companhias por meio do uso de derivativos cambiais, bem como os impactos resultantes da intermediação desses contratos e reverberação de potenciais perdas por parte do sistema bancário nacional. Discutem-se, ainda, os efeitos recentes das medidas regulatórias adotadas pelo governo brasileiro no sentido de limitar a entrada de capital especulativo no país e estabelecer um monitoramento mais efetivo dos riscos associados ao mercado doméstico de derivativos.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Pequenas, Médias e Grandes Empresas: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.