Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10523
Files in This Item:
File SizeFormat 
AvaliacaoExPostSadia_Perdigão_cap1.pdf421.45 kBAdobe PDFView/Open
Title: Avaliação ex post de ato de concentração : o caso Sadia-Perdigão
Authors: Severino, Lílian Santos Marques
Resende, Guilherme Mendes
Abstract: Este capítulo tem como objetivo realizar uma análise ex post do AC n° 08012.004423/2009-18, aprovado pelo Cade, autoridade antitruste brasileira, em novembro de 2011. Esse AC envolveu a fusão de duas grandes empresas da indústria alimentícia brasileira, Sadia S.A. e Perdigão S.A, dando origem à BRF Brasil Foods S.A. A análise será baseada na evolução dos preços que puderam ser coletados de três produtos, pizza calabresa, lasanha bolonhesa e lasanha quatro queijos, no período de janeiro de 2008 a dezembro de 2013, compreendendo dados antes e após a fusão. A relevância deste documento de trabalho está no fato de que ele representa o início da prática de acompanhamento ex post das decisões do Cade, indicando que a autoridade brasileira está preocupada em acompanhar os efeitos que suas decisões têm no mercado e, principalmente, no bem-estar dos consumidores.
References: Capítulo de livro publicado em: Avaliação de políticas públicas no Brasil : uma análise das políticas de defesa da concorrência : volume 5 / editores: Guilherme Mendes Resende, Nilo Luiz Saccaro Junior e Mário Jorge Mendonça – Brasília: Ipea, 2020.
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10405
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.