Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1056
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1779.pdf1.31 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Legisladores, captadores e assistencialistas: a representação política no nível local
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1779: Legisladores, captadores e assistencialistas: a representação política no nível local
Lawmakers, pickups and welfare: the political representation at the local level
Authors: Almeida, Acir
Lopez, Felix Garcia
Abstract: Este texto descreve e analisa a representação política no nível local, com ênfase na escolha do vereador entre adotar práticas clientelistas ou universalistas. Com base em uma amostra não representativa de 112 vereadores de doze municípios de Minas Gerais, identificamos três tipos distintos de vereador: o legislador, que se dedica às funções formais da vereança; o captador, que prioriza o atendimento de pedidos coletivos dos eleitores; e o assistencialista, que prioriza o atendimento de pedidos particulares. Os resultados de um modelo de regressão Logit Multinomial do tipo do vereador sugerem que a probabilidade de um vereador adotar o assistencialismo é condicionada por fatores demográficos, socioeconômicos, políticos e culturais, corroborando várias hipóteses da literatura sobre o clientelismo político.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.