Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10616
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2659.pdf2.05 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2659_sumex.pdf126.9 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Subsídos agrícolas da China : desafios entre a demanda doméstica e os compromissos com a Organização Mundial do Comércio (OMC)
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2659 : Subsídos agrícolas da China : desafios entre a demanda doméstica e os compromissos com a Organização Mundial do Comércio (OMC)
Authors: Bispo, Scarlett Queen Almeida
Abstract: A sociedade chinesa percorreu grandes transformações nas últimas décadas, passando de um país predominantemente agrícola para uma das maiores economias do mundo. Entretanto, o processo de industrialização e urbanização acelerado, criou lacunas consideráveis entre a zona rural e a zona urbana e o custo de oportunidade de continuar no campo se tornou muito alto, fazendo-se necessárias intervenções mediante políticas de subsídios que estimulassem a produção agrícola, principalmente de grãos, que foram adotadas de diversas formas até o fim da década de 1990. Com a adesão da China à Organização Mundial do Comércio () em 2001, o apoio doméstico precisou estar de acordo com os limites estabelecidos a todos os países membros. Portanto, é importante saber de que forma o país asiático lidou com uma crescente demanda doméstica por alimentos e ao mesmo tempo buscou regular os subsídios de acordo com as normas da . Para isso, foram analisados os dados de 2011 a 2016 a respeito das notificações da China, que revelaram certa dificuldade em manter-se dentro dos limites, bem como abriu oportunidades de curto prazo para diversos países fornecedores de grãos, inclusive o Brasil, aumentarem as suas exportações à própria China.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Agricultura, Pecuária e Pesca: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.