Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10650
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2663.pdf1.52 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2663_sumex.pdf122.2 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Ensino médio : contexto e reforma. Afinal, do que se trata?
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2663 : Ensino médio : contexto e reforma. Afinal, do que se trata?
Authors: Codes, Ana Luiza Machado de
Fonseca, Sérgio Luiz Doscher da
Araújo, Herton Ellery
Abstract: Este texto propõe-se a analisar a reforma do ensino médio no Brasil sob uma perspectiva específica: seu potencial de ir além da tradicional tarefa de capacitar o estudante para ingressar na universidade ou na carreira, passando a oferecer ao jovem uma formação mais ampla e equilibrada, de modo a prepará-lo para a entrada na vida adulta. Ao refletir acerca de suas propostas, conteúdos e viabilidade, este estudo examina a existência de potencialidades para a inserção de valores básicos e outros aspectos edificantes na vida do estudante. Constata-se que, de fato, isso acontece, e é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que traz essa possibilidade para o bojo da reforma. As apreciações feitas a respeito dessa política brasileira referenciam-se em pesquisas bibliográficas sobre modelos e tendências recentes no debate sobre ensino médio e em experiências internacionais. Ao fim do trabalho, são feitas algumas considerações e sugestões para ajudar a implantação exitosa de suas propostas.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Educação: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.