Publicação: Gravidez na adolescência : conciliação de vida familiar, estudo e trabalho dos jovens em Recife
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Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
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Acesso Aberto
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Texto para Discussão (TD) 2717 : Gravidez na adolescência : conciliação de vida familiar, estudo e trabalho dos jovens em Recife
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Resumo
A partir de pesquisas quantitativa e qualitativa conduzidas em Recife em 2018 entre jovens de 15 a 24 anos, este Texto para Discussão analisa e compara trajetórias nas transições do estudo ao trabalho, ponderando aspirações e expectativas quanto ao estudo e vida profissional, tendo em vista evidenciar possíveis diferenças para jovens que vivenciaram gravidez na adolescência. Segundo os resultados da pesquisa, jovens que tiveram filhos entre 15 e 19 anos de idade apresentaram maiores interrupções na vida escolar, têm maior chance de não estarem trabalhando nem estudando, e são mais pessimistas em sua expectativa de concluir tanto a etapa de ensino frequentada ou o ensino superior. A pesquisa qualitativa corrobora e aprofunda esses resultados, apontando que a baixa escolaridade, a falta de experiência profissional e a necessidade de cuidar de seus filhos formam barreiras na procura do emprego. Essas jovens relatam também sentir o abandono de políticas públicas que pudessem ajudá-las em seus objetivos. Nesse sentido, o texto finaliza discutindo políticas públicas, tais como programas de transferência de renda, ações de garantia de acesso a creches públicas, como as salas de acolhimento do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem), e campanhas de educação sexual e planejamento familiar.
Resumo traduzido
Based on quantitative and qualitative research conducted in Recife in 2018 among young people aged 15 to 24 years, this study analyzes and compares labor and schooling trajectories as well as expectations regarding qualification and professional life in order to highlight possible differences for young people who experienced teenage pregnancy. Young people who have children between 15 and 19 years of age have more interruptions in school life, are more likely not to be working or studying, and are more pessimistic in their expectation of completing their desired schooling level. Qualitative research corroborates and deepens these results. Low schooling level, lack of professional experience, and the need to take care of their children were identified as barriers in finding a job. These young people also report feeling the abandonment of public policies that
could help them to achieve their goals. The text ends by discussing public policies such as income transfer programs, actions to guarantee access to public day care centers, such as the reception rooms of the Projovem program, and sexual education and family planning campaigns.