Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11053
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bepi_30_avaliacao_investimentos.pdf177.48 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Avaliação de investimentos externos em infraestrutura crítica : exemplos no setor de energia da Alemanha, da Austrália, dos Estados Unidos e da Rússia
Authors: Sanchez-Badin, Michelle Ratton
Morais, Ana Maria
Bonini, Carolina Bianchini
Misra, Manu
Abstract: Nos últimos anos houve um aumento na implementação de Instrumentos de Avaliação dos Investimentos Externos (IAIEs) em diversos países desenvolvidos e emergentes. A preocupação em controlar a entrada de investimentos estrangeiros em determinados territórios refletia, inicialmente, preocupações com a segurança nacional dos países anfitriões. Porém, mais recentemente, outros conceitos têm sido incorporados à chave de segurança nacional, entre eles o de indústrias domésticas estratégicas e de infraestrutura crítica, o que inclui produção e fornecimento de energia. Diante disso, o objetivo deste artigo é analisar o funcionamento de IAIEs em quatro países selecionados a partir da relevância de atuação dos seus instrumentos, no caso dos investimentos no setor de energia, sendo eles: Alemanha, Austrália, Estados Unidos e Rússia. Com esta seleção pretende-se entender a dinâmica de funcionamento de tais instrumentos de avaliação, identificar os fundamentos para tais avaliações no setor de energia e traçar uma análise de similaridades e diferenças entre os casos.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10980
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada à fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Boletim de Economia e Política Internacional - Artigos
Appears in Collections:Cooperação Internacional. Relações Internacionais: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.