Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11195
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2767.pdf3.67 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2767_sumex.pdf124.8 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Impactos da expansão do metrô de Fortaleza sobre o acesso a oportunidades de emprego, saúde e educação
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2767 : Impactos da expansão do metrô de Fortaleza sobre o acesso a oportunidades de emprego, saúde e educação
Authors: Braga, Carlos Kaue Vieira
Tomasiello, Diego Bogado
Herszenhut, Daniel
Oliveira, João Lucas Albuquerque
Pereira, Rafael Henrique Moraes
Abstract: Este estudo apresenta os resultados de uma avaliação ex-ante do impacto da Linha Leste do metrô de Fortaleza no acesso da população a oportunidades de emprego, saúde e educação. Para isso, analisamos como a quantidade de empregos, estabelecimentos de saúde e escolas acessíveis por transporte público deverá mudar com a implantação da nova Linha Leste do metrô e as demais alterações previstas no Plano de Acessibilidade Sustentável de Fortaleza (Pasfor). Os resultados indicam que, isoladamente, os investimentos no sistema de trilhos poderiam aumentar em média de 3,1% a 5,6% a quantidade de empregos, escolas e serviços de saúde acessíveis por transporte público. No entanto, a redução planejada na oferta dos serviços de ônibus deverá comprometer o potencial impacto positivo que seria obtido com a expansão do metrô. Com isso, estima-se que haveria uma queda de -7,4% a -8,1% na quantidade de oportunidades acessíveis por transporte público comparado ao ano base de 2019. Via de regra, essa queda será maior nos bairros de renda média e baixa, indicando que as intervenções sobre a rede de transporte público de Fortaleza terão impacto regressivo, aumentando a desigualdade de acesso a oportunidades. O estudo traz importantes lições sobre como projetos de expansão de infraestrutura de transporte precisam ser planejados de maneira coordenada com a operação de sistemas de transporte público para potencializar os benefícios de acessibilidade de políticas de transporte urbano.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Transportes: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.