Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1122
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_0068.pdf954.42 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Comentários sobre o livro de William R. Cline, "International debt and the stability of the world economy"
Other Titles: Textos para Discussão Interna (TD) 68: Comentários sobre o livro de William R. Cline, "International debt and the stability of the world economy"
Comments on the book by William R. Cline, "International debt and the stability of the economy world"
Authors: Resende, Marcelo de Moura Lara
Abstract: Ao examinar empiricamente as principais questões relacionadas a dívida externa, o estudo de Cline é dos mais oportunos, não apenas em função da praticamente universal preocupação com o tema, mas principalmente por deixar claro a complexidade do problema, derivada da crescente interdepencência observada entre os vários personagens atuando no sistema financeiro internacional. A exposição das economias industrializadas ao risco oriundo da dívida externa dos países menos desenvolvidos significa, não apenas um aumento, mas sobretudo uma nova dimensão para essa interdenpendência econômica internacional. O maior mérito do livro é o reconhecimento explícito de que hoje a severidade do problema da dívida internacional requer um estudo detalhado a médio prazo dos prováveis desenvolvimentos no balanço de pagamento e na dívida externa dos principais países devedores. Só assim será possível avaliar concretamente se o risco sistemático associado à dívida internacional deverá diminuir ou aumentar a médio prazo. Reconhecendo ainda a possibilidade de que a análise feita a um nível agregado mascare a emergência de problemas em países específicos, as projeções são produzidas também para cada um dos principais países devedores individualmente. Cline mostra que não é mais possível examinar o problema da dívida internacional com base apenas em argumentos gerais ou extrapolações de tendências passadas. Além de oportuno, o estudo é louvável porque reconhece explicitamente esta crescente interdependência do sistema financeiro internacional ao construir um modelo para estimar o balanço de pagamentos e os níveis de endividamento para os 19 maiores devedores. Isto é feito para conjuntos alternativos de hipóteses sobre a taxa de crescimento nos países industrializados, a taxa de juros internacional, a cotação do dólar em relação às principais moedas, e o preço internacional do petróleo. O modelo considera também como refletidas nas taxas de crescimento e de desvalorização cambial.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: Licença Padrão Ipea: é permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Sistema Monetário. Finanças. Bancos: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.