Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11223
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2775.pdf1.68 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2775_sumex.pdf126.14 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: As Medidas não tarifárias constituem barreiras ao comércio? : uma abordagem global e multissetorial
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2775 : As Medidas não tarifárias constituem barreiras ao comércio? : uma abordagem global e multissetorial
Authors: Carneiro, Flavio Lyrio
Nonnenberg, Marcelo José Braga
Azevedo, Mateus de
Andrade, Gerlane Gonçalves de
Martins, Michelle Márcia Viana
Bispo, Scarlett Queen Almeida
Silva, João Vitor Borges da
Pedrosa, Fernanda de Araújo
Abstract: Este trabalho tem por objetivo analisar o efeito de medidas não tarifárias (MNTs) sobre o comércio internacional, a partir de um modelo gravitacional estrutural com 77 exportadores, 63 importadores e todos os produtos desagregados a seis dígitos do sistema harmonizado (SH). Ao contrário de boa parte dos estudos que se dedicam a este tipo de análise, optou-se por avaliar o efeito de cada tipo de medida individualmente, de maneira tão desagregada quanto possível, a dois dígitos da classificação elaborada pela United Nations Conference on Trade and Development (Unctad), totalizando 64 MNTs. Os resultados obtidos confirmam a ambiguidade esperada, encontrando tanto efeitos positivos quanto negativos, a depender do tipo de medida e da natureza do produto. A maior parte das medidas não só apresentou efeitos estatisticamente significantes, o que pode indicar sua irrelevância sobre a magnitude dos fluxos comerciais, como também pode decorrer das limitações da base de dados ou da própria metodologia adotada. Algumas MNTs apresentaram efeito negativo, incluindo algumas cujo propósito é claramente protecionista, como quota; contudo, em praticamente todos os capítulos da classificação de MNT, há tanto medidas com efeito positivo quanto negativo, de modo que, mesmo entre medidas de natureza similar, a ambiguidade permanece – o que reforça a necessidade de se examinar o efeito das medidas de maneira bastante desagregada, sob pena de se encontrarem resultados espúrios ao se agregarem, a uma mesma variável indicadora, medidas que tenham efeitos em direções distintas.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Comércio Internacional: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.