Publicação: Avaliação de efeitos da Cooperação Sul-Sul para o Desenvolvimento do Brasil : um modelo geral para projetos bilaterais com países africanos de língua portuguesa
Carregando...
Paginação
Primeira página
Última página
Data
item.page.date.journal
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Países africanos
Países africanos
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Titulo alternativo
Texto para Discussão (TD) 2780 : Avaliação de efeitos da Cooperação Sul-Sul para o Desenvolvimento do Brasil : um modelo geral para projetos bilaterais com países africanos de língua portuguesa
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
Este trabalho tem como objetivo central contribuir para o debate mais amplo sobre a avaliação e quantificação da Cooperação Sul-Sul para o Desenvolvimento (CSSD), tal como avançado em diversos instrumentos internacionais, como o Plano de Ação de Buenos Aires (Bapa) +40. Ele se debruça sobre os dados da avaliação de quatro projetos de CSSD bilaterais com países africanos de língua portuguesa (Palops) fornecidos pela ABC, oriundos de formulários padronizados e implementados pela própria agência. A análise dos dados revelou a viabilidade de discussão de um modelo lógico geral de intervenção para os projetos de CSSD bilaterais, bem como a criação de um instrumento padronizado para a coleta de dados de forma sistemática e quantitativa. Como produtos diretos resultantes da análise, o documento apresenta um modelo geral para a avaliação de efeitos de projetos de CSSD bilaterais, assim como um questionário padronizado.
Resumo traduzido
This document intends to contribute to the broader debate about the evaluation and quantification of South-South Cooperation, as advanced in numerous international instruments, such as the Buenos Aires Plan of Action Plus 40 (BAPA+40). The analysis revolves around four South-South Cooperation for Development (SSCD) bilateral projects with portuguese-speaking African countries, whose data were collected using standardized questionnaires and shared by the Brazilian Cooperation Agency. The data analysis revealed that creating a generalized logic model and a standardized instrument for data collection is a viable option for the Brazilian SSCD, which would eventually strengthen systematization and quantification. The direct by-products of the analysis are a generalized effects evaluation model for the Brazilian bilateral SSCD projects as well as a standardized questionnaire for systematized data collection.