Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11490
Title: Informal settlements. Da concepção do termo a sua transformação em agenda quente de pesquisa. Análise cientométrica e difusão acadêmica (Publicação Preliminar)
Other Titles: Texto para Discussão (TD) : Informal settlements. Da concepção do termo a sua transformação em agenda quente de pesquisa. Análise cientométrica e difusão acadêmica (Publicação Preliminar)
Authors: Balbim, Renato
Santiago, Cristine Diniz
Abstract: Este constitui o terceiro de uma série de quatro Textos para Discussão (TD) que integram a pesquisa Como se Dividem as Cidades. A Invenção dos Assentamentos Informais. O objetivo desta série foi realizar um estudo culturômico e cientométrico acerca do uso do termo assentamentos informais (informal settlements) contextualizado nas análises geopolíticas e de políticas públicas anteriores. Especificamente aqui é apresentado o estudo cientométrico, que aponta para um uso majoritariamente funcional e interdisciplinar do termo, com destaque para o continente africano como difusor de publicações e do Norte Global como financiador. Não obstante, há indícios de uso crítico do termo, em menor escala, assim como evidências da relevância de agências internacionais em sua difusão. A última publicação da série reunirá os achados e as discussões contextualizadas.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Habitação: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.