Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11573
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BEPI_33_artigo6.pdf282.03 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Por que o monitoramento e a avaliação da política externa não se consolidaram como uma agenda de pesquisa produtiva do campo da análise de política externa? Uma explicação geral de cunho teórico-metodológico
Authors: Desiderá Neto, Walter Antonio
Abstract: Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas (M&A/PP) constituem atividades que têm sido crescentemente praticadas e têm despertado cada vez mais interesse de pesquisadores e da sociedade em todo o mundo. Entretanto, no que tange ao objeto avaliado, ainda que fosse compreensível o predomínio das políticas públicas domésticas, a política externa tem ocupado um espaço exageradamente minoritário no conjunto dessas pesquisas. De forma a explicar uma parte desse panorama aparentemente paradoxal, este artigo tem como objetivo elencar um dos motivos para que, desde seu surgimento nos anos 1950, o campo da Análise de Política Externa (APE) tenha abordado o tema referente ao Monitoramento e Avaliação da Política Externa (M&A/PE) com a oferta de poucos aportes científicos. O trabalho buscará evidenciar como características singulares da política externa e do sistema internacional são fatores que produzem dificuldades teórico-metodológicas específicas para a realização dessas tarefas.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11554
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Boletim de Economia e Política Internacional - Artigos
Appears in Collections:Cooperação Internacional. Relações Internacionais: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.