Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11578
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_2815_Web.pdf937.82 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_2815_Sumex.pdf125.38 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Análise da relação entre créditos do Pronaf e diversificação da produção agrícola em estabelecimentos de agricultura familiar no Brasil (2006-2017)
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2815 : Análise da relação entre créditos do Pronaf e diversificação da produção agrícola em estabelecimentos de agricultura familiar no Brasil (2006-2017)
Authors: Alves, Fábio
Silva, Sandro Pereira
Valadares, Alexandre Arbex
Bastian, Lillian
Abstract: Este estudo tem como objetivo analisar as relações entre créditos contratados do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e diversificação produtiva agrícola no território brasileiro. Essa verificação ocorreu tanto em termos de participação percentual das principais culturas agrícolas em municípios com níveis diferenciados de créditos contratados do Pronaf quanto em termos do impacto desses créditos em um índice sintético de diversificação produtiva. Partiu-se da premissa de que o próprio desenho operacional do Pronaf influencia o potencial de diversificação produtiva da agricultura familiar brasileira na medida em que limita as decisões de produção dos seus demandantes. Os dados indicam que o programa tem mantido, em termos gerais, a tendência de acompanhar a estrutura produtiva da agricultura local, reforçando dinâmicas pré-definidas. Tal constatação vai ao encontro da hipótese aventada sobre a limitação do desenho operacional em imprimir dinâmicas diferenciadas de produção agrícola.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Agricultura, Pecuária e Pesca: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.