Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11581
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NT_Acoes_Afirmativas_Publicacao_Preliminar.pdf349.78 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Ações afirmativas nos estados brasileiros : o caso da reserva de vagas para população negra em concursos públicos (Publicação Preliminar)
Other Titles: Nota Técnica (Diest) : Ações afirmativas nos estados brasileiros : o caso da reserva de vagas para população negra em concursos públicos (Publicação Preliminar)
Authors: Silva, Tatiana Dias
Abstract: Este artigo procura apresentar um panorama da adoção de medidas afirmativas para ingresso de negros no setor público no âmbito dos governos estaduais. Para tanto, a partir dos arcabouços normativos aprovados, serão caracterizados os sistemas de ações afirmativas, por meio de padrões e tendências relativas às medidas adotadas pelos estados e como se relacionam com a institucionalidade federal. Além disso, será objeto de atenção o contexto institucional em que as normas foram adotadas e os elementos suscitados para adoção (de onde partiu a iniciativa e a justificativa apresentada). Ao final, serão apresentadas as considerações sobre esse processo de implementação e suas repercussões para a efetividade da norma e articulação com dinâmica nacional de enfrentamento às desigualdades raciais.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Nota Técnica
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Relatórios de Atividades / Técnicos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.