Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1161
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1738.pdf658.48 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: O Que se sabe sobre os efeitos das transferências de renda sobre a oferta de trabalho
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1738: O Que se sabe sobre os efeitos das transferências de renda sobre a oferta de trabalho
What is known about the effects of cash transfers on labor supply
Authors: Oliveira, Luis Felipe Batista de
Soares, Sergei Suarez Dillon
Abstract: Em debates da literatura especializada e na mídia nacional, são frequentes as dúvidas a respeito de um possível desincentivo ao trabalho provocado por uma transferência de renda do governo para as famílias. Isso porque, tanto no imaginário dos contribuintes como em algumas construções teóricas do assunto, é possível conceber a acomodação dos beneficiários. A consequência disso seria uma menor motivação para o trabalho, verificada nas estatísticas de participação e/ou jornada das pesquisas domiciliares. Este texto revisa os mais recentes estudos a respeito dos efeitos dos programas de transferência de renda condicionados (PTRCs) sobre a oferta de trabalho das famílias brasileiras, considerando os aspectos teóricos e as dificuldades empíricas subjacentes a esse tipo de análise. A conclusão é clara: fora grupos demográficos muito restritos, como mulheres com filhos, o desincentivo ao trabalho ou é muito pequeno ou não existe.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Emprego. Trabalho: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.