Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1216
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1723.pdf3.48 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Decodificando economias locais: análise da estrutura e dinâmica do sudeste paraense utilizando CSα
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1723: Decodificando economias locais: análise da estrutura e dinâmica do sudeste paraense utilizando CSα
Decoding local economies: analysis of the structure and dynamics of southeast Pará using CSα
Authors: Costa, Francisco de Assis
Abstract: O sudeste paraense tem sido uma região de extraordinária dinâmica na Amazônia brasileira. Lá se alocaram os grandes projetos pecuários financiados pela Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), os quais confrontaram frentes de expansão camponesas e surtos garimpeiros. Principal área de atuação da Vale do Rio Doce (CVRD) no Pará, onde a companhia tem seu sistema-norte de exploração de metais ferrosos e não ferrosos, a mesorregião assistiu à transformação de agentes mercantis e extrativistas da economia da madeira e da castanha-do-pará em pecuaristas de médio e grande porte. A literatura apresenta duas hipóteses sobre o andamento da economia do sudeste paraense: a de que a extração mineral é enclávica com irrecorríveis limitações de transbordamento e a de que a economia agrária evolui por dinâmica de boom-colapso, mediante a qual uma fase fortemente ascendente, por conta da exploração madeireira seguida por pecuária extensiva, daria lugar a uma retração grave seguida de estagnação permanente. Este artigo testa essas hipóteses a partir de um modelo ampliado de multiplicador da base de exportação (PRED, 1966; ROMMER, 1986, 1990; FUJITA; KRUGMAN; VENEBLES, 2002) utilizando os resultados de uma série de matrizes de insumo-produto obtidas com metodologia CSα (COSTA, 2006c, 2008a, 2008b, 2009).
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Desenvolvimento Regional: Livros
Economia. Desenvolvimento Econômico: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.