Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1223
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_0123.pdf1.45 MBAdobe PDFView/Open
Title: O orçamento brasileiro: seu processo atual e as reformulações propostas no projeto constitucional
Other Titles: Textos para Discussão Interna (TD) 123: O orçamento brasileiro: seu processo atual e as reformulações propostas no projeto constitucional
The Brazilian budget: your current process and reformulations proposed in the draft constitution
Authors: Silva, Maria da Conceição
Abstract: Pelos dispositivos legais vigentes, compete ao Poder Executivo elaborar um plano nacional de desenvolvimento (PND), um orçamento plurianual de investimentos (OPI) e três orçamentos anuais, - o Orçamento da União, o orçamento Sest e o orçamento monetário. Apenas o PND, o OPI e o Orçamento da União são submetidos à apreciação e votação pelo Congresso Nacional. Contudo, apesar de apreciar e votar esses documentos de política governamental elaborados pelos Executivo em função de suas próprias prioridades, o Legislativo cumpre tão-somente uma exigência constitucional, visto não ter poderes para alterar o total da despesa ou até mesmo a sua natureza. Pela proposta da Assembléia Nacional Constituinte, contida no Projeto de novembro de 1987, haverá inovação na definição dos orçamentos e na participação do Legislativo no processo orçamentário. São definidos um plano plurianual, uma lei de diretrizes orçamentárias e três orçamentos anuais a nível da União, isto é, o orçamento fiscal, o orçamento de investimentos das empresas da União e o orçamento da seguridade social. O OPI foi excluído do texto costitucional e o Congresso Nacional continuará sem poderes para alterar o montante da despesa ou a sua natureza. Em alguns pontos, o Projeto constitui-se num avanço em relação à situação vigente; em outros pontos, num retrocesso. Por se tratar de uma proposta, é ainda passível de aprimoramentos.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: Licença Padrão Ipea: é permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.
Type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.