Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1244
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_0152.pdf1.61 MBAdobe PDFView/Open
Title: On the empirical content of the formal-informal labor market segmentation hypothesis
Other Titles: Textos para Discussão Interna (TD) 152: On the empirical content of the formal-informal labor market segmentation hypothesis
Sobre o conteúdo empírico da hipótese de segmentação do mercado de trabalho formal-informal
Authors: Barros, Ricardo Paes de
Abstract: Este artigo possui três objetivos: primeiro, comparar a distribuição de salários entre os empregados com e sem carteira de trabalho. Embora tenha-se considerado apenas aqueles que trabalham na construção civil, as regularidades empíricas encontradas não são específicas a este grupo. De fato, Barros e Varandas (1987) mostraram que resultados similares são também observados para diversos outros grupos de trabalhadores. Em segundo lugar, investigar como as diferenças observadas tanto com respeito à média como quanto às varianças e aos quantis devem ser interpretadas. Finalmente, desenvolver três modelos para a segmentação do mercado de trabalho e avaliar a consistência deles com as regularidades empíricas observadas. Conclui que as regularidades observadas são consistentes com uma grande variedade de modelos, embora a interpretação destas regularidades varie substancialmente de acordo com o modelo observado.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: Licença Padrão Ipea: é permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.
Type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Emprego. Trabalho: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.