Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1252
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1710.pdf710.65 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: O nível da taxa básica de juros e o spread bancário no Brasil: uma análise de dados em painel
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1710: O nível da taxa básica de juros e o spread bancário no Brasil: uma análise de dados em painel
The level of the benchmark interest rate and the bank spread in Brazil: an analysis of panel data
Authors: Manhiça, Félix Antônio
Jorge, Caroline Teixeira
Abstract: O objetivo do presente trabalho é analisar o impacto das variáveis macroeconômicas, em especial a taxa básica de juros da economia, sobre a margem de juros (spreads) praticados pelos bancos no Brasil entre o primeiro trimestre de 2000 e o terceiro de 2010. Para tanto o estudo adotou o modelo de comportamento da firma bancária desenvolvido por Ho e Saunders (1981) e uma abordagem econométrica de dados em painel, o system-GMM, com informações de 140 bancos comerciais. O objetivo foi testar se o spread bancário, depois de corrigido pelas diferenças idiossincráticas de cada banco, reagiu aos fatores de risco macroeconômicos. Por meio da análise empírica focalizada nas variáveis macroeconômicas, concluiu-se que existe forte relação entre o nível da taxa básica de juros e o spread. Dentre as variáveis macroeconômicas, a taxa de desemprego e o risco medido pelo EMBI também se mostraram importantes na determinação do spread bancário. A volatilidade dos juros, no entanto, não apresentou resultados significativos.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Sistema Monetário. Finanças. Bancos: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.