Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13429
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tempo_Mundo_n23_Artigo6_integração_fisica_sul_americana.pdf3.11 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: A Integração física sul-americana no período recente (2000-2020) : situação, continuidade, inflexão e reversão
Other Titles: South American physical integration in the recent period (2000-2020) : situation, continuity, inflection and reversion
Integración física sudamericana en el período reciente (2000-2020) : situación, continuidad, inflección y reversión
Authors: Virga, Thais
Marques, Tomás Costa de Azevedo
Abstract: Diante do processo de globalização econômica e de decorrentes investimentos realizados na criação de eixos de conexão para atender à crescente comercialização de produtos e serviços e à circulação de pessoas, ficam evidentes, em tempo e espaço, enormes diferenças entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos, acarretando a maior oferta e integração de malhas viárias em favor daqueles. A América do Sul, apesar de histórica e estruturalmente apresentar expressivos atrasos em termos infraestruturais, com conexões mais voltadas “para fora” que “para dentro”, e haja vista o acúmulo de carências e desafios até a atualidade, nos últimos anos pareceu avançar no quesito integração física territorial, em planos e obras. Partindo da inter-relação entre tais aspectos, este artigo propõe debater sobre a questão dos transportes durante o período 2000-2020, com ênfase em políticas e investimentos efetuados e previstos, em linha com duas iniciativas de integração física regional: a Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA), de 2000, e o Conselho de Infraestrutura e Planejamento (Cosiplan), de 2009. Especificamente a partir de um diagnóstico recente da situação da infraestrutura sul-americana, a discussão avançará aos pontos de continuidade e inflexão entre tais agendas entre 2000 e 2016, com maior foco no Cosiplan. Então, com base em um cenário político-econômico complexificado na América do Sul, novas conjunturas e prospectivas sobre a integração física são apresentadas, indicando um movimento de considerável reversão da questão infraestrutural no subcontinente.
metadata.dc.relation.references: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10434
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Revista Tempo do Mundo - Artigos
Appears in Collections:Cooperação Internacional. Relações Internacionais: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.