Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13535
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BAPI_37_Artigo_2.pdf115.91 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde ante os ataques governamentais à expertise científica para o enfrentamento da Covid-19
Authors: Koga, Natália Massaco
Pontes, Pedro Arthur de Miranda Marques
Palotti, Pedro Lucas de Moura
Soares Filho, Marcos Luiz Vieira
Couto, Bruno Gontyjo do
Abstract: O Brasil enfrentou graves consequências da pandemia de covid-19, figurando como o terceiro país com mais casos da doença e o segundo em número de mortes. Este artigo analisa a atuação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) diante das pressões políticas durante a crise. O estudo, baseado em análise documental e entrevistas com burocratas da Conitec, destaca que a comissão resistiu à instrumentalização política para promover tratamentos não comprovados cientificamente, como o kit covid. Em que pese a resiliência construída pela capacidade analítica do setor e o suporte da comunidade epistêmica na avaliação de tecnologias em saúde (ATS), a configuração institucional da Conitec não garantiu autonomia suficiente para impor medidas baseadas em evidências científicas. O caso das diretrizes para o tratamento da covid-19 revela os desafios enfrentados pelas instâncias de aconselhamento científico em meio a pressões políticas e destaca a importância da dinâmica entre autonomia e capacidade analítica dessas instâncias na governança de evidências no setor público.
metadata.dc.relation.references: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13474
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Boletim de Análise Político-Institucional - Artigos
Appears in Collections:Saúde: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.