Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1396
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1398.pdf153.46 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: O mercado de trabalho rural: evolução recente, composição da renda e dimensão regional
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1398: O mercado de trabalho rural: evolução recente, composição da renda e dimensão regional
The rural labor market: recent developments, composition of income and regional dimension
Authors: Campolina, Bernardo
Silveira, Fernando Gaiger
Magalhães, Luís Carlos Garcia de
Abstract: Este trabalho tem por objetivo investigar as mudanças no mercado de trabalho rural brasileiro nos últimos dez anos. Está dividido em três seções, além de uma breve introdução. A seção 2 mostra o desempenho do mercado de trabalho e da renda rural brasileira com base nas informações de séries da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e na Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). São analisados o comportamento da população rural, destacando-se a importância das ocupações não-agrícolas, a taxa de desocupação e a composição da mão-de-obra segundo a posição na ocupação. Em seguida, discute-se a evolução dos rendimentos da população rural, decompondo-os segundo sua origem - trabalho, aposentadorias e pensões, transferências e outras fontes -, bem como da desigualdade da renda pessoal no meio rural. Por fim, são cortejadas as informações das Pnads e da Rais em relação ao grau de formalização da mão-de-obra ligada às atividades agropecuárias. A seção 3 procura mostrar as diferenças regionais nos mercados de trabalho rural e agrícola brasileiro, tendo por base os censos demográficos, a Pnad e a Rais, centrando o foco nas especificidades do perfil da mão-de-obra, da composição dos rendimentos, do peso das ocupações não-agrícolas e do nível de formalização. Por último, são apresentadas algumas considerações finais.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Emprego. Trabalho: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.