Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1408
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_0160.pdf1.19 MBAdobe PDFView/Open
Title: Indexação e reajuste salarial: uma alternativa para lidar com o problema da defasagem
Other Titles: Textos para Discussão Interna (TD) 160: Indexação e reajuste salarial: uma alternativa para lidar com o problema da defasagem
Indexing and wage increase: an alternative to deal with the problem of lag
Authors: Giambiagi, Fabio
Abstract: Este trabalho analisa o problema da defasagem entre o índice de preços e o reajuste dos salários nominais. Mostra-se que, ao contrário do que se costuma pensar, o resíduo inflacionário ainda não computado para efeito dos reajustes salariais corresponde, na melhor das hipóteses, à taxa de variaçao acumulada dos preços ao longo de dois meses e não de um. Isto significa que, se um choque com congelamento for decretado no final de um mês e dada uma taxa de inflação vigente na época de 25%, por exemplo, a diferença entre o índice efetivo de preços no dia do choque e o índice oficial que serviu de parâmetro para os aumentos de salários do mês será, no mínimo, de 56%, taxa esta muito maior do que os 26% registrados por ocasião do Plano Bresser. Com base nisso, é analisada uma norma alternativa de reajuste salarial que implicaria mudar a atual sistemática de variação da URP por um outro mecanismo que incorporaria o reajuste mensal de salários de acordo com a inflação passada, mas implicaria no abandono de parte do referido resíduo para efeito dos reajustes salariais futuros.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: Licença Padrão Ipea: é permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.
Type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.