Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1411
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1305.pdf197.84 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Quais características das cidades determinam a atração de migrantes qualificados?
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1305: Quais características das cidades determinam a atração de migrantes qualificados?
Authors: Mata, Daniel da
Oliveira, Carlos Wagner de Albuquerque
Pin, Cedric
Resende, Guilherme Mendes
Abstract: O trabalho tem como objetivo traçar os principais determinantes da migração de uma categoria específica de pessoas: a mão-de-obra qualificada. Entende-se por mão-de-obra qualificada pessoas com nível educacional superior completo e incompleto. O estudo visa averiguar exatamente o porquê de algumas cidades atraírem migrantes com tal perfil. Primeiramente, apresenta-se o ranking das cidades com maior atração de migrantes qualificados. Elaborou-se um indicador específico de migração qualificada, denotado por índice de migração qualificada líquida e construído a partir da comparação entre imigrantes qualificados e emigrantes qualificados do município. Águas de São Pedro (SP) é a localidade com maior índice. Para o grupo dos municípios com população superior a 100 mil habitantes, São Paulo (SP) é a cidade do Brasil com maior índice de migração qualificada líquida. Em seguida, a análise empírica empreendida no estudo busca investigar as principais características das cidades no que concerne à atração de migrantes qualificados. A estimação de modelos de econometria espacial, a fim de corrigir potenciais erros na estratégia empírica, corroborou os resultados da estimação via modelo de Mínimos Quadrados Ordinários (MQO). Dinamismo do mercado de trabalho, menor desigualdade social, menor nível de violência, proximidade ao litoral e invernos e verões menos rigorosos são condicionantes importantes na escolha de uma localidade por parte dos migrantes qualificados.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Emprego. Trabalho: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.