Publicação: Restrição externa, restrição orçamentária e restrição de capacidade: o caso brasileiro
Carregando...
Arquivos
Paginação
Primeira página
Última página
Data
item.page.date.journal
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
1970-1988
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
Licença Padrão Ipea: é permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.
Titulo alternativo
Textos para Discussão Interna (TD) 186: Restrição externa, restrição orçamentária e restrição de capacidade: o caso brasileiro, External constraints, budget constraints and capacity constraint: the Brazilian case
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Autor(a)
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
O artigo discute as perspectivas de crescimento da economia brasileira supondo a existência de três restrições. Adota-se, no mesmo, um esquema formal inspirado nas recentes abordagens que desenvolvem um modelo de três hiatos. Considera-se que as importações devem respeitar a restrição do Balanço de pagamentos, que o gasto público gera um déficit igual a uma meta fiscal e que o PIB não pode ser superior ao produto potencial. O esquema permite discutir diferentes estratégias de ajustamento, com base nos resultados obtidos para a taxa de crescimento do PIB e para o coeficiente dívida pública/PIB.
Resumo traduzido
This article discusses the outlook of the Brazilian economy's within a three simultaneous constraint framework. A formal scheme based on a three-gap model is developed. The following factors have been taken into consideration: imports are limited by the Balance of Payment constraint, public expenditure causes a deficit which is equal to a fiscal aim and GDP can not exceed the production capacity level. The model is used to compare several adjustment strategies, based on results for GDP growth rate and public debt/GDP ratio.