Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1499
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_1621.pdf608.9 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: O desempenho do mercado (Focus) na previsão da inflação: novos resultados?
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1621: O desempenho do mercado (Focus) na previsão da inflação: novos resultados?
Authors: Lima, Elcyon Caiado Rocha
Alves, Paloma Palmieri
Abstract: A avaliação da habilidade preditiva das expectativas do mercado - pesquisa Focus - sobre a taxa de inflação brasileira é importante, dado o papel predominante destas expectativas na condução da política monetária no Brasil. Lima e Céspedes (2006) mostraram que, no período de janeiro de 2000 a abril de 2005, diversos modelos de previsão superavam, em habilidade preditiva, a média das previsões do mercado para a taxa de inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), em horizontes superiores há três meses. Neste artigo, utilizando informações mais recentes, não encontramos evidências significativas de que a média das previsões do mercado (Focus) tenha habilidade preditiva superior a de alguns modelos autorregressivos univariados.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Livros
Sistema Monetário. Finanças. Bancos: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.