Publicação: A evolução da distribuição de renda entre 1983 e 1988
Carregando...
Arquivos
Paginação
Primeira página
Última página
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
1983-88
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
Licença Padrão Ipea: é permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.
Titulo alternativo
Texto para Discussão (TD) 199: A evolução da distribuição de renda entre 1983 e 1988, The evolution of income distribution between 1983 and 1988
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Autor(a)
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
O objetivo deste trabalho é o de medir as mudanças recentes na distribuição da renda pessoal no Brasil. Conclui-se que a tendência de queda no índice de Gini observada no final da década de 70 e início da de 80, e que parecia implicar uma reversão no processo de piora nos índices de concentração previamente observados, não se manteve nos anos 80. Ao longo da década de 80 observa-se que os índices de concentração, cuja tendência era crescente no início da década, mantêm esta tendência no período de análise, considerados os anos extremos: o índice de Gini da PEA com rendimento aumenta de 0,592 em 1983 par 0,612 em 1988. Um dos resultados das dificuldades econômicas e aceleração inflacionária deste período foi o fato de que os mais ricos conseguiram se proteger de forma mais adequada aumentando sua parcela na renda total.
