Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1530
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1352.pdf230.05 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Descentralização da educação pública no Brasil: trajetória dos gastos e das matrículas
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1352: Descentralização da educação pública no Brasil: trajetória dos gastos e das matrículas
Decentralization of public education in Brazil: trajectory of spending and enrollment
Authors: Castro, Jorge Abrahão de
Duarte, Bruno de Carvalho
Abstract: Este trabalho analisa o processo de descentralização da educação pública no Brasil iniciado em meados da década de 1990. O ponto de partida é um resgate histórico da gestão da política educacional brasileira, fortemente ligada às transformações políticas e econômicas da história recente do país. Em seguida, o foco recai sobre o quadro institucional-legal e a estrutura de financiamento e de competências dos entes federados em relação ao provimento da educação, com ênfase no período compreendido entre 1995 e 2005, quando ocorrem importantes alterações legais e o processo de descentralização é aprofundado. São apresentados também os resultados desse processo, com destaque para a trajetória dos gastos públicos e a evolução da matrícula nos diversos níveis e modalidades da educação de cada uma das três esferas de governo – federal, estadual e municipal. Nesse particular, os dados apontam para uma sucessiva municipalização dos recursos e das responsabilidades na oferta educacional, o que foi motivado em grande parte pelo quadro institucional-legal vigente à época.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Educação: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.