Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1578
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_1606.pdf455.36 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Emissões relativas de poluentes do transporte motorizado de passageiros nos grandes centros urbanos brasileiros
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1606: Emissões relativas de poluentes do transporte motorizado de passageiros nos grandes centros urbanos brasileiros
Authors: Carvalho, Carlos Henrique Ribeiro de
Abstract: Este trabalho apresenta uma discussão sobre as emissões veiculares de poluentes nos grandes centros urbanos, assim como uma breve análise das políticas públicas adotadas no Brasil que causam impacto nestas emissões. Além disso, é apresentada uma metodologia de cálculo das emissões relativas de gases de efeito estufa com base nas emissões unitárias médias dos veículos automotores e na matriz modal de deslocamentos, bem como se discute a participação das principais fontes veiculares nas emissões dos principais poluentes locais nos centros urbanos brasileiros. Fica claro pelos resultados apresentados que, além das políticas tradicionais de controle das emissões unitárias, políticas de incentivo do uso do transporte público coletivo em detrimento ao uso do transporte individual são fundamentais para reduzir o volume de poluentes jogados na atmosfera das maiores cidades.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Meio Ambiente. Recursos Naturais: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.