Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1581
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_1605.pdf710.59 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Impacto do Plano Simplificado de Previdência sobre as contribuições voluntárias à previdência social
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1605: Impacto do Plano Simplificado de Previdência sobre as contribuições voluntárias à previdência social
Authors: Bastos, Viviane M.
Foguel, Miguel Nathan
Moreira, Ajax Reynaldo Bello
Santos, Daniel Domingues dos
Abstract: Em abril de 2007, com o objetivo de estimular a inserção previdenciária no Brasil, o governo federal apresentou um plano de previdência alternativo para os contribuintes individuais ou segurados facultativos, o Plano Simplificado de Previdência (PSP). O principal objetivo deste estudo é verificar se o PSP teve algum impacto sobre a probabilidade de os trabalhadores não formais contribuírem para a Previdência Social. Para tanto, utilizou-se o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). O método empregado para estimar o potencial impacto do PSP é o denominado diferenças-em-diferenças (difference-in-differences). Este método recebe tal denominação porque, com base em uma escolha adequada de um grupo afetado (tratamento) e não afetado (controle) pela intervenção, compara os resultados destes dois grupos entre o período anterior e o posterior à introdução do programa. Os resultados mostram que o PSP aumentou a probabilidade de os trabalhadores que ganham em torno de 1 salário mínimo realizarem contribuição voluntária. A abordagem foi repetida para diferentes conjuntos de trabalhadores, de forma a se avaliar a robustez dos resultados.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Previdência. Previdência Social: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.