Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1583
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1107.pdf241.06 kBAdobe PDFView/Open
Title: Acordos preferenciais de comércio: os regimes de origem substituem as tarifas?
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1107: Acordos preferenciais de comércio: os regimes de origem substituem as tarifas?
Preferential trade agreements: schemes of origin replace tariffs?
Authors: Kume, Honorio
Piani, Guida
Miranda, Pedro
Abstract: A formação de áreas preferenciais de comércio (APCs) gera a necessidade de comprovação da procedência dos produtos beneficiados pelas concessões tarifárias feitas entre os países-membros, através do cumprimento de determinados requisitos. Essas especificações constituem os regimes de origem. A justificativa desses regimes é impedir a extensão da concessão a produtos e/ou países não contemplados pelo tratamento preferencial. Não obstante, como outras medidas capazes de influenciar o comércio entre países, as regras de origem estão sujeitas a desempenhar o papel de barreiras não-tarifárias, conferindo um maior nível de proteção a alguns setores produtivos. Este trabalho tem como objetivo avaliar o funcionamento dos regimes de origem vigentes no Nafta, no Mercosul e do Sistema Geral de Preferências (SGP) da União Européia (UE) e verificar se o grau de restrição às importações, determinado segundo os tipos de regras de origem, está associado ao nível da tarifa aduaneira. A análise mostra que a incidência de critérios mais rigorosos para conferir origem é mais facilmente detectada em alguns setores considerados “sensíveis” nos países desenvolvidos, como produtos agrícolas, alimentos, têxteis, confecções e calçados.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Comércio Internacional: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.