Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1610
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_0231.pdf884.76 kBAdobe PDFView/Open
Title: Recursos naturais e contabilidade social: a renda sustentável da extração mineral no Brasil
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 231: Recursos naturais e contabilidade social: a renda sustentável da extração mineral no Brasil
Natural and social accounting resources: sustainable income from mining in Brazil
Authors: Motta, Ronaldo Serôa da
Young, Carlos Eduardo Frickmann
Abstract: O texto estima as perdas econômicas ocasionadas pela exaustão dos recursos minerais no Brasil e seu impacto nas medidas de produto interno. Para tal, foi construída uma definição de "renda sustentável" que leva em consideração a exaustão dos recursos naturais e possibilita a elaboração de um sistema de Contas Ambientais como extensão ao convencional Sistema de Contas Nacionais. Estima fatores de exaustão para os principais minerais produzidos no país. Em seguida, discute a necessidade de diferenciar nas iniciativas de política mineral os produtos minerais de acordo com o valor de sua reserva e com o "rent" gerado na sua produção. Finalmente, discute a sustentabilidade do setor extrativo mineral à luz das medidas do PIB mineral convencional ajustadas segundo os fatores de exaustão estimados.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: Licença Padrão Ipea: é permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.
Type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Meio Ambiente. Recursos Naturais: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.