Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1643
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1132.pdf558.89 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: A importância do acesso aos serviços públicos na renda por habitante dos municípios nordestinos
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1132: A importância do acesso aos serviços públicos na renda por habitante dos municípios nordestinos
The importance of access to public services in the per capita income of the municipalities in the Northeast
Authors: Silva, Alexandre Manoel Angelo da
Resende, Guilherme Mendes
Abstract: Há estudiosos que advogam em favor de políticas sociais para desenvolver a região Nordeste; em outro sentido, existem especialistas que defendem a atração de indústrias, para que o Nordeste se desenvolva. A fim de definir posição nessa controvérsia, o presente estudo investiga os fatores que são correlacionados com o nível da renda por habitante dos municípios do semi-árido vis-à-vis os demais municípios pertencentes à região Nordeste. Por meio de técnicas de econometria espacial, a metodologia consistiu em testar se as variáveis socioeconômicas que mensuram as condições de vida e infra-estrutura social têm uma correlação estatisticamente significativa com o nível da renda por habitante dos municípios nordestinos. Os resultados mostraram que determinadas variáveis socioeconômicas, tais como acessos à saúde básica, educação e à água encanada se correlacionam positivamente com o nível da renda por habitante de ambas as regiões mencionadas. Concluiu-se, também, que, conjuntamente, os coeficientes das variáveis que se relacionam com o nível de renda por habitante dos municípios pertencentes ao semi-árido são diferentes daqueles que se relacionam com os demais municípios do Nordeste. Entretanto, mostra-se que, para determinadas variáveis socioeconômicas, a correlação com o nível de tal renda é semelhante em ambos os casos analisados. Os resultados coincidem com os de estudiosos que afirmam que o problema regional está associado à ausência de acesso a alguns serviços públicos, tais como: à saúde básica, à educação e à água encanada.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Desenvolvimento Regional: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.