Publicação: Políticas de inovação: financiamento e incentivos
Carregando...
Arquivos
Paginação
Primeira página
Última página
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Países da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)
Brasil
Brasil
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Titulo alternativo
Texto para Discussão (TD) 1212: Políticas de inovação: financiamento e incentivos, Innovation policy: financing and incentives
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
Este trabalho focaliza as políticas de apoio às atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D) das empresas e à inovação nos países da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e no Brasil. O estudo apresenta e compara o tratamento fiscal dos gastos com P&D em 24 países da OCDE e examina novas modalidades de aporte de recursos financeiros públicos às atividades de P&D das empresas (venture capital e as parcerias público-privadas para pesquisa e inovação). No caso brasileiro, este trabalho focaliza a nova legislação sobre incentivos fiscais às atividades de P&D aprovada recentemente; aborda os chamados fundos setoriais, examinando, em particular, sua eficácia como mecanismos de captação de recursos no contexto das características do processo de elaboração e execução orçamentária do país; trata ainda dos programas governamentais de apoio financeiro às atividades de P&D nas empresas e à cooperação entre empresas e instituições tecnológicas; por fim, examina legislação recente voltada para o aprimoramento do marco institucional em que operam as instituições científicas e tecnológicas públicas, procurando promover uma maior participação dessas instituições no processo de inovação e a construção de ambientes especializados e cooperativos de inovação.
