Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1701
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_0238.pdf590.23 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Critérios para geração de indicadores de qualidade e produtividade no serviço público
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 238: Critérios para geração de indicadores de qualidade e produtividade no serviço público
Criteria for the creation of quality and productivity indicators in public service
Authors: Tironi, Luís Fernando
Silva, Luiz Carlos Eichemberg
Vianna, Solon Magalhães
Médici, André Cezar
Abstract: A 12 de agosto de 1991, em reunião ministerial de avaliação da implementação do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade-PBQP, o Excelentíssimo Senhor Presidente da República atribuiu ao IPEA a missão de, inclusive com apoio da cooperação técnica internacional, estabelecer metodologias para a geração de indicadores de desempenho do serviço público. Conjuntamente com representantes da Assessoria Econômica da Presidência da República, definiu-se que, em uma primeira etapa, tendo por meta a próxima reunião presidencial, o IPEA elaboraria um documento de referência para geração de indicadores de produtividade e qualidade para o serviço público. Esse documento pretende atender à missão atribuída ao Instituto. O documento trata basicamente de aspectos conceituais, critérios e produtividade para o serviço público e exemplífica, através de um estudo de caso no setor de saúde, a aplicação dos conceitos desenvolvidos. O IPEA tradicionalmente atua em planejamento e pesquisa econômica e social e avaliação de políticas, o que naturalmente requer o uso de indicadores econômicos e sociais. Ao receber essa nova missão do Excelentíssimo Senhor Presidente da República, o IPEA, que já participava do PBQP, coordenando o projeto "Desenvolvimento de indicadores setoriais e regionais de qualidade e produtividade", mobilizou-se para a questão do desempenho nas atividades do serviço público, que é um fator absolutamente essencial à plena consecução dos objetivos dos programas e políticas governamentais. Este trabalho, revisado a partir de críticas e sugestões oferecidas por vários órgão do governo, deu origem a outro documento "Critérios para geração de indicadores de qualidade e produtividade no serviço público", que, através da Portaria nº 5, de 14/11/1991, do Presidente do Comitê Nacional da Qualidade e Produtividade, Secretário-Geral da Presidência da República, obteve aprovação. Sua aplicação foi recomendada no âmbito da administração pública federal, quando da elaboração de projetos do PBQP - Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: Licença Padrão Ipea: é permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.