Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1733
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1233.pdf411.75 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Fusões e aquisições bancárias no Brasil: uma avaliação da eficiência técnica e de escala
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1233: Fusões e aquisições bancárias no Brasil: uma avaliação da eficiência técnica e de escala
Bank mergers and acquisitions in Brazil: an assessment of technical efficiency and scale
Authors: Faria Júnior, João Adelino de
Paula, Luiz Fernando de
Marinho, Alexandre
Abstract: O setor bancário brasileiro passou por um processo de mudanças profundas nos últimos dez anos, o que provocou uma onda de fusões e aquisições (F&As) bancárias, além da entrada de novas instituições estrangeiras no mercado bancário varejista do país. Bradesco, Itaú, Unibanco, Santander, ABN Amro e HSBC se tornaram os maiores bancos varejistas privados. Este trabalho avalia se as F&As melhoraram a eficiência desses bancos e do setor bancário brasileiro, em geral. Para tanto, foi utilizada a técnica não-paramétrica Análise Envoltória de Dados (DEA). Os resultados obtidos mostram que houve uma melhora na eficiência de intermediação para todos os seis bancos, enquanto somente dois deles apresentaram melhora na eficiência de resultados. Mostram, também, um amplo espectro de retornos constantes de escala, que se situam numa faixa entre R$ 30-40 bilhões e R$ 100 bilhões.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Sistema Monetário. Finanças. Bancos: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.