Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1735
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1229.pdf334.09 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Intervenção estatal e desigualdades regionais no Brasil: contribuições ao debate contemporâneo
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1229: Intervenção estatal e desigualdades regionais no Brasil: contribuições ao debate contemporâneo
State intervention and regional inequalities in Brazil: contributions to contemporary debate
Authors: Monteiro Neto, Aristides
Abstract: O trabalho investiga as conexões entre a crise da intervenção estatal brasileira na última década e as desigualdades regionais. Para tal, uma análise do papel do Estado brasileiro nas últimas três décadas é empreendida com ênfase: i) no gasto em investimento das administrações públicas e das empresas estatais (nas três esferas de governo); e ii) na oferta de crédito do governo ao setor privado: crédito da política industrial, crédito rural, crédito habitacional e instrumentos de política regional (fundos constitucionais e fundos fiscais). Pretende-se, desse modo, evidenciar que a intervenção governamental para minorar as disparidades entre regiões tem perdido importância no sentido de atuar na definição de trajetórias de crescimento para as economias regionais. As taxas de expansão dos produtos regionais entre 1990 e 2002 são, regra geral, menores que as verificadas sob a etapa desenvolvimentista de intervenção estatal e, inferiores às da década de 1980 (a chamada “década perdida”). Explica-se, em parte, por meio dos mecanismos analisados porque o processo de convergência dos Produtos Internos Brutos (PIBs) per capita regionais perdeu ímpeto desde 1985.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1734
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros
Desenvolvimento Regional: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.