Publicação: Investimento em infra-estrutura no Plano Plurianual (PPA) 2004-2007 - uma visão geral
Carregando...
Arquivos
Paginação
Primeira página
Última página
Data
item.page.date.journal
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
2004-2007
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Titulo alternativo
Texto para Discussão (TD) 1024: Investimento em infra-estrutura no Plano Plurianual (PPA) 2004-2007 - uma visão geral, Investment in infrastructure in the Brazilian Multiyear Plan (PPA) 2004-2007 - an overview
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Autor(a)
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
O presente trabalho tem como finalidades apresentar uma visão geral sobre os investimentos de infraestrutura (transportes, energia e telecomunicações) previstos no Plano Plurianual (PPA) 2004-2007 e indicar alguns obstáculos que poderão influenciar o nível de execução dos projetos definidos na Mensagem Presidencial que encaminhou o referido plano para análise e deliberação do Congresso Nacional.
Os investimentos previstos para o setor de infraestrutura nos próximos quatro anos não acarretarão mudança significativa no padrão de qualidade dos serviços prestados à sociedade, embora deva ser registrada com especial atenção a intenção de se alcançar o objetivo de universalização do acesso à energia elétrica e ao sistema de telefonia pública. A consolidação de um processo sustentável de desenvolvimento econômico irá, no entanto, exigir modificações profundas na forma como as atividades relacionadas com a provisão de serviços de infraestrutura foram conduzidas durante os dois últimos decênios, com ênfase especial paras questões referentes a financiamento, regulação e planejamento de tais atividades.
Somente com a decisiva atuação do setor público poderá o Brasil recuperar o nível de investimento necessário para permitir que os ganhos de produtividade registrados na prestação de serviços de infraestrutura sejam efetivamente apropriados - mediante redução de tarifas e melhoria na qualidade de atendimento - pela sociedade em geral.