Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1867
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1032.pdf159.21 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Mecanismos e experiências de correção do fluxo escolar no ensino fundamental
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1032: Mecanismos e experiências de correção do fluxo escolar no ensino fundamental
Mechanisms and experiences in elementary school flow correction
Authors: Parente, Marta Maria de Alencar
Lück, Heloísa
Abstract: Este texto descreve mecanismos e experiências de correção do fluxo escolar praticados no Ensino Fundamental público, por sistemas estaduais e municipais de educação, identificados em Oficina de Trabalho sobre a questão, promovida pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Tal Oficina foi realizada no contexto da proposta de pesquisa para o mapeamento desses programas e de seus resultados, realizados pelas Unidades Federadas, e teve por objetivo colher subsídios sobre os principais conceitos, as dimensões e os processos praticados na correção do fluxo escolar e na eliminação da distorção idade–série no Ensino Fundamental, a fim de embasar o desenho de instrumentos para o levantamento de informações (coleta de dados) dessa pesquisa. Os temas tratados neste trabalho estão sistematizados e ordenados nas seguintes seções: 1) Introdução; 2) Um panorama sobre a correção da distorção idade–série; 3) Dados sobre a educação brasileira; 4) Questões conceituais e metodológicas relacionadas à correção do fluxo escolar; 5) Experiências de correção da distorção idade-série; 6) Questões a serem consideradas nos estudos de avaliação dos mecanismos de correção da distorção idade–série; 7) Conclusões; e 8) Recomendações finais.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Educação: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.