Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1891
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1016.pdf222.7 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Determinantes dos investimentos diretos externos em países em desenvolvimento
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1016: Determinantes dos investimentos diretos externos em países em desenvolvimento
Determinants of foreign direct investment in developing countries
Authors: Nonnenberg, Marcelo José Braga
Mendonça, Mario Jorge Cardoso de
Abstract: Basicamente, os determinantes dos investimentos diretos externos (IDE) podem ser relativos às firmas e a características dos países de origem — push factors — ou a fatores locacionais — pull factors. A maior parte da literatura teórica relativa a empresas multinacionais nos últimos 40 anos, justamente por concentrar sua atenção nas empresas, enfatizou os fatores relacionados a vantagens das firmas, dando pouca importância aos fatores macroeconômicos. O objetivo deste trabalho é estimar, com base em dados de painel para 33 países no período 1975-2000, os principais determinantes dos IDEs em direção aos países em desenvolvimento. Fatores como tamanho e ritmo de crescimento do produto, qualificação da mão-de-obra, receptividade em relação ao capital externo, risco do país e desempenho das bolsas de valores estão entre os principais determinantes de IDE. Além disso, por meio da aplicação de um teste de causalidade no contexto de dados em painel, foi possível mostrar que o investimento direto externo não tem efeito positivo sobre o PIB. Ao contrário, o PIB do país é que tem efeito sobre a entrada de IDE.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.