Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1968
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_807.pdf697.34 kBAdobe PDFView/Open
Title: Desigualdade racial no Brasil: evolução das condições de vida na década de 90
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 807: Desigualdade racial no Brasil: evolução das condições de vida na década de 90
Racial inequality in Brazil: evolution of living conditions in the 90s
Authors: Henriques, Ricardo
Abstract: Este texto pretende apresentar um mapeamento das condições de vida da população brasileira nos anos 1990, privilegiando o recorte racial de forma a servir como mais uma contribuição ao diagnóstico da desigualdade socioeconômica e da pobreza no Brasil. Realiza-se uma análise das informações domiciliares extraídas das Pesquisas Nacionais por Amostra de Domicílios (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Não se pretende, portanto, no corpo deste volume, realizar uma investigação teórica sobre os determinantes e as consequências da desigualdade racial, nem definir um conjunto propositivo de políticas públicas que enfrentem as questões da discriminação e da desigualdade racial. Trata-se de uma análise de economia do bem-estar que pretende contribuir para o diagnóstico da desigualdade racial no Brasil, identificando várias de suas dimensões, a partir da investigação das desvantagens dos negros em relação aos brancos e da variação das distâncias entre as raças.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Desenvolvimento Social: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.