Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1985
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1069.pdf284.47 kBAdobe PDFView/Open
Title: Comparando medidas de produtividade: DEA, fronteira de produção estocástica
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1069: Comparando medidas de produtividade: DEA, fronteira de produção estocástica
Comparing productivity measures: DEA, stochastic production frontier
Authors: Moreira, Ajax R. B.
Fonseca, Thais C. R.
Abstract: Os modelos análise envoltória de dados (DEA) e fronteira de produção estocástica (SF) obtêm estimativas da produtividade utilizando abordagens complementares, o que dificulta a comparabilidade entre eles, particularmente quando se admite uma componente estocástica nos dados. Propomos: a) um critério de avaliação para a estimativa da produtividade obtida por cada modelo — índice de erro de classificação (IEC); b) uma abordagem empírica da simulação para comparar esses modelos; e c) uma versão bayesiana para o modelo SF que permite derivar o valor esperado do posto da produtividade. Os resultados mostram que maiores IECs — resultados piores — estão relacionados com: a) retornos variáveis de escala quando o DEA é utilizado; b) pequenas amostras (n < 30) quando o SF é utilizado; e c) menor razão entre a variância da produtividade e a variância do ruído, para os dois modelos (< 3).
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Ciência. Pesquisa. Metodologia. Análise Estatística: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.