Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2066
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_0474.pdf213.16 kBAdobe PDFView/Open
Title: Impactos das multinacionais na reestruturação da indústria: uma proposta metodológica
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 474: Impactos das multinacionais na reestruturação da indústria: uma proposta metodológica
Impacts of multinationals in industry restructuring: a methodological proposal
Authors: De Negri, João Alberto
Abstract: A primeira parte deste trabalho apresenta uma proposta metodológica para análise dos impactos das atividades das empresas multinacionais no processo de reestruturação da indústria. A hipótese aqui defendida é que as empresas multinacionais exploram vantagens sobre as firmas domésticas, alterando os padrões de competição dentro da indústria e, dessa maneira, provocam transformações na estrutura, conduta e performance do mercado. As vantagens das empresas multinacionais originam-se da posse de ativos, tangíveis e intangíveis, de características locacionais dessas firmas, e também de sua capacidade de internalizar ou não o mercado — vantagens de natureza transacional. A segunda parte do trabalho estuda o caso das atividades das empresas multinacionais na reestruturação da indústria de laticínios, nos cinco primeiros anos da década de 90.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: Licença Padrão Ipea: é permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.
Type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Indústria: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.