Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2094
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_861.pdf271.31 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Cooperação e conflito: estudo de caso do complexo coureiro-calçadista no Brasil
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 861: Cooperação e conflito: estudo de caso do complexo coureiro-calçadista no Brasil
Cooperation and conflict: a case study of the complex leather-footwear in Brazil
Authors: Noronha, Eduardo Garutti
Turchi, Lenita Maria
Abstract: O texto apresenta os resultados de uma pesquisa empírica conduzida nos principais polos do complexo coureiro-calçadista no Brasil. Esse estudo vincula-se a um projeto mais amplo sobre cadeias produtivas e modernização industrial, cujo objetivo é subsidiar políticas públicas nas áreas de emprego e de desenvolvimento industrial. Nele são discutidas as condições que permitem e/ou dificultam a integração de setores que compõem um complexo industrial em cadeias. Assim, embora se inicie com a tradicional caracterização dos setores que constituem o complexo coureiro-calçadista brasileiro nas últimas décadas seu foco principal é a análise das fontes ou razões de cooperação ou de conflito entre as principais organizações que representam os segmentos de tal complexo. Dois pressupostos orientaram a investigação. Primeiro deles: o exame das organizações (tanto empresariais quanto de trabalhadores) permite detectar os padrões de relações, assim como as lógicas que condicionam a cooperação ou a conflito (ou mesmo a ausência de relações estáveis) entre esses segmentos. Segundo: a cooperação entre tais segmentos, na qual estão incluídas as relações entre capital e trabalho, é fundamental para o sucesso da cadeia produtiva tanto em termos de seu fortalecimento em face do mercado internacional como em termos de criação de postos de trabalho. A investigação evidenciou que o complexo coureiro-calçadista do país se insere de forma dependente na cadeia produtiva internacional. Internamente esse complexo não funciona como uma cadeia produtiva no sentido estrito do termo, ou seja, como segmentos que interagem e cooperam para atingir um bem comum, no caso uma inserção em igualdade de condições no mercado internacional.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Indústria: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.