Publicação: Determinantes do desempenho educacional no Brasil
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Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
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Acesso Aberto
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Titulo alternativo
Texto para Discussão (TD) 834: Determinantes do desempenho educacional no Brasil, Determinants of educational performance in Brazil
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Resumo
A despeito das elevadas taxas de retorno à educação, o Brasil apresenta indicadores educacionais abaixo dos padrões internacionais. Ainda mais preocupante é o fato de que o subinvestimento em capital humano é tanto mais acentuado quanto mais pobre é a família. Dado que pessoas menos escolarizadas serão com maior probabilidade pobres no futuro, essa natureza diferenciada do investimento em educação leva à transmissão intergeracional da pobreza. O objetivo principal deste texto é investigar os determinantes do fraco desempenho educacional brasileiro. A análise será focalizada no universo de indivíduos entre 11 e 25 anos de idade que vivem em áreas urbanas das regiões Nordeste e Sudeste. Quatro tipos de determinantes serão investigados: a disponibilidade e qualidade dos serviços educacionais, a atratividade do mercado de trabalho local, a disponibilidade de recursos familiares (financeiros e não-financeiros) e o volume de recursos da comunidade em que o indivíduo vive. Confirmando outros trabalhos do gênero, as características familiares mostraram ser as de maior importância. Foram encontradas ainda evidências de que mercados de trabalho atraentes estão relacionados à menor escolaridade.
Resumo traduzido
Despite the high estimated returns to schooling, the Brazilian educational indicators have been below international standards over the years. Worse, the poorer the family the lower human capital investment is. Since the individual probability of being poor is strongly determined by the educational level, there exists a process of intergenerational transmission of poverty. The main goal of this article is to investigate the determinants of the weak educational performance in Brazil. The analysis focus on 11-to-25-year-old individuals, living in urban areas of the Northeast and Southeast regions. Four individual educational level determinants are investigated: the availability and quality of the educational services, the attractiveness of the labor market, the availability of family resources (financial and non-financial), and the amount of resources in the community where the individual lives. Similar to previous works, family attributes appear to be the most important. Furthermore, the results suggest that attractive labor markets are related to lower levels of schooling.