Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2174
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1888.pdfArquivo principal742.82 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_1888_sumario_executivo.pdfSumário executivo27.6 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Potencial de convergência regional em educação no Brasil
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1888: Potencial de convergência regional em educação no Brasil
Potential regional convergence in Brazilian education
Authors: Medeiros, Marcelo
Oliveira, Luis Felipe Batista de
Abstract: Este estudo analisa fatores que afetam as desigualdades educacionais entre e dentro de regiões do Brasil, com foco em determinar como diferenças de características das populações e a forma diferenciada como essas características se distribuem influenciam resultados educacionais em cada região do país. Para isso, é analisada a população de jovens de 14 a 17 anos, em todo o Brasil, a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Por meio da decomposição da desigualdade entre efeitos de atributos observados, respostas observadas a esses atributos e resíduos das regressões lineares de predição da educação, conclui-se que, para explicar desigualdades entre e intrarregionais, as respostas aos atributos são mais importantes que diferenças nas distribuições de atributos. Há, portanto, a possibilidade de se reverter uma parte da desigualdade educacional por meio de políticas educacionais que promovam uma convergência regional na direção das regiões em melhores condições.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Educação: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.