Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2230
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_796.pdf146.46 kBAdobe PDFView/Open
Title: Inserção no mercado de trabalho: diferenças por sexo e consequências sobre o bem-estar
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 796: Inserção no mercado de trabalho: diferenças por sexo e consequências sobre o bem-estar
Participation in the labor market: gender differences and implications for welfare
Authors: Barros, Ricardo Paes de
Corseuil, Carlos Henrique
Santos, Daniel Domingues dos
Firpo, Sérgio Pinheiro
Abstract: No período recente, a participação das mulheres na força de trabalho tem melhorado rapidamente, de maneira quantitativa e qualitativa, em resposta a mudanças culturais e econômicas. No Brasil, diversos autores têm apontado que as mulheres apresentam nível educacional médio superior ao dos homens, o que deveria resultar, caeteris paribus, em melhores oportunidades de emprego. Essa predição não é, contudo, verificada empiricamente, resultando numa perda de bem-estar. A mensuração dessa perda é o objeto desta investigação, e será feita através de um exercício contrafactual em que são oferecidas às mulheres chances semelhantes às dos homens no mercado de trabalho. Os resultados, todavia, revelam que a melhora no padrão de inserção feminino no mercado de trabalho tem efeitos bastante limitados sobre o bem-estar familiar.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Emprego. Trabalho: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.