Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2234
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1886.pdfArquivo principal817.87 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_1886_sumario_executivo.pdfSumário executivo51.78 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Democracia, arenas decisórias e políticas públicas: o Programa Minha Casa Minha Vida
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1886: Democracia, arenas decisórias e políticas públicas: o Programa Minha Casa Minha Vida
Democracy, decision-making arenas and public policy: the new housing program in Brasil (PMCMV)
Authors: Loureiro, Maria Rita
Macário, Vinicius
Guerra, Pedro
Abstract: Este estudo procurou analisar os arranjos político-institucionais de decisão do novo programa habitacional do país – Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) –, examinando-os tanto do ponto de vista democrático quanto de sua efetividade para alcançar os objetivos propostos. Ou seja, indaga se tais arranjos incentivam ou não a participação mais ampla de uma pluralidade de atores envolvidos e se eles favorecem ou não a coordenação de sua implementação e o alcance das metas propostas. A hipótese geral da pesquisa considerava o PMCMV um programa com arranjo institucional de decisão politicamente legitimador e burocraticamente capacitador, favorecendo o alcance dos objetivos propostos. Os dados selecionados para a análise, entretanto, apontaram que essa hipótese não foi completamente confirmada. Mesmo tendo alcançado as metas estabelecidas, com espaços de gestão e monitoramento orientados para elevar a eficiência da política, o arranjo institucional não se mostrou politicamente legitimador, na medida em que atores sociais importantes na área, como os movimentos populares pró-moradia e grupos organizados de especialistas em temas urbanos e suas respectivas demandas, não têm sido contempladas nas arenas decisórias.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Habitação: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.