Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2291
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_788.pdf199.16 kBAdobe PDFView/Open
Title: Arranjos domiciliares e arranjos nucleares no Brasil: classificação e evolução de 1977 a 1998
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 788: Arranjos domiciliares e arranjos nucleares no Brasil: classificação e evolução de 1977 a 1998
Living arrangements and nuclear arrangements in Brazil: classification and evolution 1977-1998
Authors: Medeiros, Marcelo
Osorio, Rafael
Abstract: O estudo analisa a evolução de características referentes à composição dos arranjos domiciliares e arranjos nucleares no Brasil no período compreendido entre 1977 e 1998 a partir de dados das Pesquisas Nacionais por Amostra de Domicílios (PNAD). Os conceitos utilizados nas PNAD são discutidos e os arranjos domiciliares são classificados de acordo com as características de parentesco de seus membros. Conclui-se que há no Brasil clara tendência à limitação do espaço domiciliar a um espaço de coabitação de membros de uma única família, a qual, no entanto, não deve ser confundida com uniformização generalizada dos arranjos domiciliares ou mesmo sua nuclearização, pois a composição dos arranjos domiciliares no Brasil vem lentamente se afastando do padrão conhecido como “família nuclear” em direção aos chamados “arranjos familiares estendidos”.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Habitação: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.